Arquivo NES?

NES Archive
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.
Setembro 06, 2010, 23:26:19

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
* Home Pesquisa Login Registrar
Notícias: Nova área na Geral: Reviews, Análises e Detonados de Outros Consoles, Arcade e Computador
Atendendo a pedidos, foi criado um novo espaço no qual vocês possam publicar seus textos sobre tudo o mais envolvendo jogos de videogame que não seja relacionado ao NES/Famicom!
NES Archive  |  Geral  |  Assuntos Gerais (Moderador: HarvestDude)  |  Tópico: Consoles amarelados tem jeito?
Páginas: 1 2 3 [4] Imprimir
Tópico: Consoles amarelados tem jeito?  (Lida 4159 vezes)
fernandoNES
Status: Offline
Membro NES Archive

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 00:09:38 - Resposta número 90
cara eu acho q o amarelado e como cabelos brancos alguns vêm charme outros não
NES Über Alles
cogumelo in box
Membro NES Archive

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 00:10:21 - Resposta número 91
intao so basta expor ao sol com agua oxigenda ??? qual o grau da agua... 40?
rkauer
Recém Chegado

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 02:47:11 - Resposta número 92
Última modificação: Agosto 01, 2010, 03:00:51 por rkauer
Oi povo.

Recomendações: procurem atentar na composição da água: muitas vem com parafina como agente espessante. Cuidado! Parafina causa manchas durante o tratamento que vão causar um efeito de mármore na peça.

A concentração ideal é sempre entre 9 e 15% (20 a 30 volumes). Quanto menor, mais lenta a recuperação da cor. Mas acho que como o case levou anos pra amarelar vocês podem levar umas horinhas a mais pra recuperar, não é?

Em locais com pouca radiação UV, comprem uma lâmpada UV (tem as do tipo "econômica") e botem dentro de um recipiente de vidro forrado externamente com folha de alumínio, que ajuda a refletir a luz. Cuidado que tem muita lâmpada de "luz negra" que não funciona (essas são PINTADAS!). Comprem em lojas que vendam como lâmpada UV.

Quanto ao Vanish "poder O2", é ele mesmo. Diluam em pouca água quente e misturem. Vai espumar mais que cachorro louco: é normal. No caso é a fonte mais "barata" e fácil de conseguir TAED (Tetra-Acetil-Etileno-Diamina), um catalisador que acelera horrores a reação, que não acontece sem a presença de radiação ultra-violeta. Após mais do que dois dias a fórmula perde todo o oxigênio e fica totalmente gasta: joguem fora e refaçam.

O agente espessante não poderia ser mais banal: araruta ou maisena (amido de milho ou de mandioca), previamente diluída e cozida com um pouco de água. Farinha de trigo também serve, mas como fica translúcida perde eficiência.

Este item e a glicerina só devem ser usados na fórmula Retr0bright "pintável", para peças grandes que não caibam num recipiente fechado (que nunca deve ser completamente fechado pra não explodir!).

Lembrem-se que a reação libera gás oxigênio e vai criar pressão em recipientes fechados. Alguém já viu uma panela de pressão explodindo? Pois é... shame

Já a glicerina é usada apenas para evitar a evaporação da água.

Peças pequenas que caibam numa jarra ou vidro de Nescafé só precisam da água oxigenada e Vanish.

Tive que deixar de ser moderador do site do Retr0bright por causa de outro site: o Amibay, que é um site internacional de compra e venda de máquinas retrô. Onde sou moderador, obviamente.

Inclusive um excelente lugar pra conseguir Nintendinho! bigsmile
Moderador do Amibay
Colecionador de Amiga
Ninja
Membro NES Archive

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 03:52:08 - Resposta número 93
Oi povo.

Recomendações: procurem atentar na composição da água: muitas vem com parafina como agente espessante. Cuidado! Parafina causa manchas durante o tratamento que vão causar um efeito de mármore na peça.

A concentração ideal é sempre entre 9 e 15% (20 a 30 volumes). Quanto menor, mais lenta a recuperação da cor. Mas acho que como o case levou anos pra amarelar vocês podem levar umas horinhas a mais pra recuperar, não é?

Em locais com pouca radiação UV, comprem uma lâmpada UV (tem as do tipo "econômica") e botem dentro de um recipiente de vidro forrado externamente com folha de alumínio, que ajuda a refletir a luz. Cuidado que tem muita lâmpada de "luz negra" que não funciona (essas são PINTADAS!). Comprem em lojas que vendam como lâmpada UV.

Quanto ao Vanish "poder O2", é ele mesmo. Diluam em pouca água quente e misturem. Vai espumar mais que cachorro louco: é normal. No caso é a fonte mais "barata" e fácil de conseguir TAED (Tetra-Acetil-Etileno-Diamina), um catalisador que acelera horrores a reação, que não acontece sem a presença de radiação ultra-violeta. Após mais do que dois dias a fórmula perde todo o oxigênio e fica totalmente gasta: joguem fora e refaçam.

O agente espessante não poderia ser mais banal: araruta ou maisena (amido de milho ou de mandioca), previamente diluída e cozida com um pouco de água. Farinha de trigo também serve, mas como fica translúcida perde eficiência.

Este item e a glicerina só devem ser usados na fórmula Retr0bright "pintável", para peças grandes que não caibam num recipiente fechado (que nunca deve ser completamente fechado pra não explodir!).

Lembrem-se que a reação libera gás oxigênio e vai criar pressão em recipientes fechados. Alguém já viu uma panela de pressão explodindo? Pois é... shame

Já a glicerina é usada apenas para evitar a evaporação da água.

Peças pequenas que caibam numa jarra ou vidro de Nescafé só precisam da água oxigenada e Vanish.

Tive que deixar de ser moderador do site do Retr0bright por causa de outro site: o Amibay, que é um site internacional de compra e venda de máquinas retrô. Onde sou moderador, obviamente.

Inclusive um excelente lugar pra conseguir Nintendinho! bigsmile

Olha, fiquei bastante animado com seus posts. Você é um gênio. Sério.

A pergunta é: existe a possibilidade de reverter o amarelamento do Snes ou do Nes? Me parece - mas me corrija se eu estou equivocado  - que o plástico ABS desses dois consoles possuem a coloração diferente de micros antigos como Amiga, por exemplo.

Em outras palavras: Um Snes no melhor estilo toddynho decantado tem jeito afinal? Fica como novo?

Quero dizer, com a mesmíssima fórmula do seu Brasuca Retr0bright , tempo de exposição à lampada UV e demais detalhes?

Um abraço forte e bem-vindo ao Nesarchive!

Ninja.
rkauer
Recém Chegado

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 04:33:20 - Resposta número 94
Última modificação: Agosto 01, 2010, 04:35:55 por rkauer
Olha, desculpe se a resposta parecer seca, mas me diz o que tu acha disso aqui:

Ou:

Moderador do Amibay
Colecionador de Amiga
rkauer
Recém Chegado

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 04:46:08 - Resposta número 95
Última modificação: Agosto 01, 2010, 04:53:02 por rkauer
Apenas siga os conselhos já dados acima e "seje" feliz.

Cuidado com os "ingredientes" extras da maioria dos peróxidos vendidos em creme: a esmagadora maioria contém parafina e/ou estearina (ácido estearínico), que causam manchas na superfície dos plásticos que são irreversíveis. Já estraguei um teclado de Amiga PIFADO por causa de uma água oxigenada "de loira" vagabunda. witsend Nem pensar!

Como último conselho, pra quem fizer e chegar no resultado esperado: usem um verniz spray incolor e próprio para plásticos após o tratamento.

Com isso se "sela" a superfície do plástico e, como não vai mais haver contato com a atmosfera, nunca mais vai amarelar.

Teste numa parte oculta do gabinete primeiro antes de fazer por fora. Um trabalho mal feito aqui arruina todo o trabalho anterior.

Como não sei se a superfície do Nintendo é texturizada como a do Amiga (levemente "rugosa"), a escolha do verniz correto é por conta de vocês: brilhante ou mate (semi-brilho) ou mesmo opaca.

Se não sabe pintar com spray, peça pra alguém que realmente entenda ou faça um curso primeiro. Como tudo na vida, pra atingir a perfeição não se pode ter pressa.

Pinte com a lata LONGE do gabinete (não seja pão duro achando que está desperdiçando tinta) em demãos pequenas e espaçadas. Não faça o mesmo lugar duas vezes seguidas e espere secar entre demãos. Não aperte o botão do spray com ele apontado para o case.
Moderador do Amibay
Colecionador de Amiga
Ninja
Membro NES Archive

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 12:40:38 - Resposta número 96
Última modificação: Agosto 01, 2010, 12:42:20 por Ninja
Olha, desculpe se a resposta parecer seca, mas me diz o que tu acha disso aqui:

Ou:

Imagine. De maneira nenhuma você foi seco na sua resposta! Uma imagem (quatro no caso) valem mais do que mil palavras. 

Ok, e como não fazer para amarelar novamente? Selar como você explicou é a única saída?

Outra pergunta: guardar um console como um Snes (novinho, sem descoloração do ABS) dentro da caixa com o isopor, envolvido no plástico original, protegido de qualquer tipo de luz e dentro de um armário escuro amarela mesmo assim?!

Aquele abraço.
Dark Echidna
Membro NES Archive

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 13:19:34 - Resposta número 97
Estive pensando muito sobre o assunto. A minha opinião é: Vale mais a pena fazer um console montado que ter todo esse trabalho... Por que? Vejamos...

1º: Os contras do Retr0bright:

A fórmula é relativamente cara, além dos riscos de estragar o plástico do console;

O plástico parece perder a textura original (pois trata-se de retirar uma fina camada do plástico);

O processo não é permanente. Você terá que refazer de tempos em tempos.

2º: Os prós do processo de "montagem" (onde você pega vários consoles, e monta um só com as partes que não amarelaram):

O console nunca mais ficará amarelo, uma vez que, aquele plástico não amarela;

Não é um processo mais "violador" que o do Retr0bright. Para ambos o console terá que ser desmontado. E somente peças originais serão usadas.

3º: O contra do processo de "montagem":

Nem todos os consoles são montados com partes de plásticos diferentes (parece que só o SNES é).
rkauer
Recém Chegado

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 18:52:15 - Resposta número 98
Ok, e como não fazer para amarelar novamente? Selar como você explicou é a única saída?

Isso ou guardar numa câmera de vácuo...

Outra pergunta: guardar um console como um Snes (novinho, sem descoloração do ABS) dentro da caixa com o isopor, envolvido no plástico original, protegido de qualquer tipo de luz e dentro de um armário escuro amarela mesmo assim?!

Aquele abraço.

O problema mesmo é a QUANTIDADE de bromina usada na hora da fabricação.

O ABS não é um plástico homogêneo, mas sim uma mistura de plásticos. E uma maior quantidade de Butadieno ou mesmo uma reação levemente diferente de acrilo-nitrila antes da mistura final (no reator da petroquímica) vai ficar diferente, quimicamente. talktohand

E mesmo o retardante de chama não se espalha uniformemente na mistura. Umas partes tem mais bromina que outras (podem verificar isso em consoles manchados ou com pontos amarelados).

Mas, mais cedo ou  mais tarde, TODOS os consoles vão amalerar. Game over.
Moderador do Amibay
Colecionador de Amiga
Abraao
Membro NES Archive

Ver Perfil

Agosto 01, 2010, 23:56:11 - Resposta número 99
Estive pensando muito sobre o assunto. A minha opinião é: Vale mais a pena fazer um console montado que ter todo esse trabalho... Por que? Vejamos...

É uma idéia melhor mesmo, mas eu só faria isso caso tivesse as peças de várias sucatas. SNES branquinho é bonito, contudo, eu não trocaria a carcaça de um dos meus SNES só por causa do amarelado.
havoc
Membro NES Archive

Ver Perfil

Agosto 02, 2010, 09:44:45 - Resposta número 100
Não sei se é só a foto, mas parece que esse snes ficou todo manchado após o tratamento...
Pollux
Membro NES Archive

Ver Perfil

Agosto 02, 2010, 13:09:52 - Resposta número 101
Não sei se é só a foto, mas parece que esse snes ficou todo manchado após o tratamento...
ainda esta molhado com o produto pelo que deu pra ver.

O meu Snes foi refeito com partes montadas e é bem cinzinha/lilas original. Tem um amigo meu que é doido pra comprar por uma fortuna.
Quem cresceu jogando Adventure no Atari não liga pra gráficos.

rkauer
Recém Chegado

Ver Perfil

Agosto 03, 2010, 01:02:47 - Resposta número 102

Esse ficou manchado, mesmo.

O cara usou água oxigenada "de loira" que continha PARAFINA.

Por isso a recomendação de cuidar muito quando comprar, especialmente porque no Brasil só se consegue peróxido em concentrações "decentes" (acima de 10% - 20 volumes) nesses malditos "cremes".
Moderador do Amibay
Colecionador de Amiga
Hunter
Membro NES Archive

Ver Perfil

Agosto 03, 2010, 16:17:54 - Resposta número 103
Esse ficou manchado, mesmo.

O cara usou água oxigenada "de loira" que continha PARAFINA.

Por isso a recomendação de cuidar muito quando comprar, especialmente porque no Brasil só se consegue peróxido em concentrações "decentes" (acima de 10% - 20 volumes) nesses malditos "cremes".
Se não me engano já vi à 30 volumes líquida, acho que aqui no Centro de SP tem (Rua Silveira Martins). Depois dou uma pesquisada. Realmente é um c... witsend pra achar isso no Brasil.
rkauer
Recém Chegado

Ver Perfil

Agosto 04, 2010, 20:42:27 - Resposta número 104
Pra falar a verdade, casas que revendem produtos químicos costumam ter o produto.

Aqui em Porto Alegre tem na "Casa da Química" (nome sugestivo, né?). Mas já achei água em creme compatível (sem parafina) em casas que vendem produtos de beleza, essas saem bem mais em conta.
Moderador do Amibay
Colecionador de Amiga
rkauer
Recém Chegado

Ver Perfil

Agosto 09, 2010, 01:47:10 - Resposta número 105
Última modificação: Agosto 16, 2010, 03:11:32 por rkauer
Quase esqueci! witsend

Também muito cuidado com as fórmulas em creme que contenham TERPANO (e seu variante: terpeno), que também causa manchas brancas que não são recuperáveis.
Moderador do Amibay
Colecionador de Amiga
Páginas: 1 2 3 [4] Imprimir 
NES Archive  |  Geral  |  Assuntos Gerais (Moderador: HarvestDude)  |  Tópico: Consoles amarelados tem jeito?
Ir para:  

Hospedado por Dreamhost 
SMF 1.1.4 / SMF © 2006, Simple Machines LLC
MySQL | PHP | Valid CSS 
Tema atual em uso: Clean - NES Forum Clássico (Com ícones)