------- ---------
Home | Sobre o Site | E-mail

Nintendo Entertainment System

NES
Famicom
NES RDU
Famicom Disk System
O NES no Brasil
O 'Novo' NES
Acessórios
Manuais
Mario Mania!

Hall da Fama
Reviews
Detonados
Músicas
Artigos
Dicas
Cartucho de Testes
Emuladores
ROM's

Fórum
Guestbook
Atualizações
Links
Minha Coleção

System

The NES Archive

- Detonados - Metroid

METROID

por Antonio Luiz Bonna

A História

No ano de 2000 da hisória de cosmos, representantes de diversos planetas da galáxia formaram um congresso chamado de "The Galactic Federation", então uma era de prosperidade começou. Resultou em uma troca de culturas e civilizações de muito sucesso, e todos voltaram para seus respectivos planetas com suas naves inter-estrelares.Mas piratas espaciais apareceram e atacaram as naves.

"The Galacit Federation" criou então "The Galactic Federation Police" (Federação de Polícia da Galáxia), mas nada adiantou, pois os piratas eram muito fortes e não seria fácil detê-los e aprisioná-los. Por causa disso, as duas federações reuniram guerreiros de muita coragem e mandaram eles para combaterem os piratas. Esses poderosos guerreiros eram chamados de " space hunters ". Eles receberam grandes recompensas por capturarem os piratas e destruírem suas bases.

Já no ano de 20X5 da história de cosmos, algo terrível aconteceu. Os piratas espaciais atacaram uma nave secreta de pesquisas e apoderaram-se de uma cápsula que continha uma forma de vida desconhecida que acabara de ser descoberta no planeta SR388. Esse ser-vivo está sempre imóvel, mas pode ser reativado e multiplicado quando é exposto por raios beta por 24 horas. Era suspeito de que a civilização do planeta SR388 tinha sido destruída por uma pessoa desconhecida, mas tinha uma grande possibilidade de que essa estranha forma de vida que acabara de ser descoberta, fosse a causa da destruição do planeta. Se esse estranho ser-vivo fosse multiplicado, poderia ser extremamente perigoso. A Federação de pesquisas tinha nomeado esse ser-vivo de "Metroid" e estava levando ele para Terra para ser estudado – foi quando ele foi roubado pelos piratas espaciais!Samus Aran

Se METROID fosse multiplicado pelos piratas espaciais e usado como uma arma, toda a civilização da galáxia seria destruída. Depois de uma busca desesperada, The Federation Police finalmente achou a base dos piratas espaciais, estava no planeta Zebes, e a atacou. Mas os piratas resistiram, e a Polícia não pode retirá-los do planeta. Enquanto isso, em uma sala subterrânea no centro de Zebes, as preparações para a multiplicação do METROID estavam prosseguindo rapidamente.

Como uma última solução, The Federation Police decidiu que iria mandar a space hunter para penetrar no centro da base dos piratas e destruir Monter Brain. O escolhido para essa missão foi Samus Aran. Samus é o(a) melhor de todos os space hunters e tinha completado com sucesso várias missões que todos achavam que seriam impossíveis. Samus é um(a) ciborgue, em que todo o seu corpo foi implantado força robótica, dando a Samus superpoderes. Ainda assim, o que os piratas espaciais devem mais temer é a armadura espacial de Samus, que pode absorver qualquer poder do inimigo, dando a sua armadura novos poderes. A identidade de Samus ainda é um mistério para todos(por estar dentro da armadura).

O planeta de Zebes é um esconderijo bem natural, pois sua superfície é coberta com um tipo de pedra especial, e seu interior é completamente vazio. Por causa disso, os piratas construíram aparelhos e armadilhas no interior do planeta, então eles estariam preparados para qualquer invasor que entrasse em sua base. Samus já conseguiu chegar em Zebes. Mas o tempo está correndo. Será que Samus conseguirá destruir o METROID e salvar a galáxia?

(História retirada do manual de intruções do jogo.)


Sobre o jogo

Metroid é um jogo bem avançado comparando com outros jogos que foram lançados pela Nintendo e por outras empresas na época. Em METROID, você terá que explorar um mundo gigantesco, coberto de mistérios e monstros espaciais. Seu objetivo é destruir Mother Brain e seus comparsas, para impedir que eles multipliquem uma estranha e muito poderosa criatura chamada METROID. Para isso, você estará na pele de Samus Aran, o mais forte de todos os guerreiros da Space Hunter, que tem uma identidade ainda desconhecida dentro de sua armadura. Ao longo do jogo, você encontrará itens que irão incrementar a capacidade de sua armadura, podendo assim explorar novas partes do mundo ainda desconhecidas.

Metroid não é um jogo fácil e nem rápido de se acabar, mas é um excelente jogo que lhe causará grande entusiasmo. Curta também o GRANDE final do jogo, quando você descobrirá a verdadeira identidade de Samus Aran...
Boa sorte e bom divertimento!


Inimigos

Aqui você irá conhecer os inimigos e a área onde cada um se localiza, indicando como matá-los.
Obs.: para saber mais sobre as áreas, se localize nos mapas do detonado localizado em baixo.

INIMIGOS DE BRINSTAIR

Mellow: Essas criaturas voadoras são muito fracas. A única coisa interessante é que elas podem atravessar as paredes. Um tiro e elas morrem.

Zeb: Esses besouros voadores saem de dentro de canos que estão no chão. Quando você tiver o Ice Beam, congele eles e poderá andar subir em suas costas. Você pode matá-los, mas outro virá um segundo depois.

Zoomer: Zoomers são um dos inimigos mais comuns que se tem em Brinstair. Eles caminham pelo chão e pelas paredes como uma lesma. São muito fáceis de matar, use apenas alguns tirinhos.

Skree: Essas criaturas se penduram no teto até Samus passar por baixo delas. O melhor modo de mata-las é estar em baixo delas e mirar para cima.

Waver: Wavers são criaturas esquisitas que voam irregularmente. A melhor forma de dete-los é congelando-os com o Ice Beam.

Ripper: Rippers são criaturas bem lerdas. Só as vermelhas podem morrer com um míssil.

Rio: Esses inimigos se penduram no teto e caem sobre Samus. Mate-o com um míssil.


INIMIGOS DE NORFAIR

Mella: Mellas são exatamente iguais a seus primos de Brinstair, os Mellows.

Squeept: Essa criaturas voam da lava e mergulham de volta. Muitos tiros serão necessários para mata-las.

Polyp: Polyps são pedrinhas que pulam da lava. Não podem ser derrotadas apenas desvie delas.

Nova: Igual aos Zoomers de Brinstair, use a mesma estratégia.

Gamet: Idênticos aos Zebs.

Ripper II: Basicamente um Ripper rápido. Um míssil acaba com ele.

Dragon: Eles vivem dentro da lava e precisa ser derrotado a todo o custo. Cuidado com o fogo que ele cospe em você.

Multiviola: Essas criaturas flutuam pelos ares, grudando nas paredes. Congele-as com o Ice Beam e mate-a com um míssil.

Geruta: Igual aos Rios de Brinstar. Use o Ice Beam para congelá-lo e mate-o com um míssil.


INIMIGOS DE KRAID'S HIDES

Memu: Outro primo de Mellow. Um tiro irá mata-lo.

Geega: Outro primo de Zeb.

Zeela: Essa criaturas são idênticas as Zoomers.

Side Hopper: Side Hoppers pulam bem alto e atacam Samus. Congele-os com o Ice Beam e use o míssil.


INIMIGOS DE RIDLEY'S HIDE

Zebbo: Essas criaturas são idênticas as Zebs, use a mesma estratégia.

Holtz: Uma variação de Rio.

Viola: São larvas de Multiviola; elas atacam como os Zoomers.

Dessgeega: Use a mesma estratégia de Side Hoppers.


INIMIGOS DE TOURAIN

Rinka: Esses anéis de fogo são facilmente derrotados. Apenas um tiro irá derrota-lo.

Metroid: Metroids se prendem no corpo de outras criaturas e sugam sua energia. O único modo de derrotá-lo é congelando-o com o Ice Beam e depois lhe atirando cinco mísseis.

Zeebetite: Energia de Mother Brain. Zeebetites pode ser destruído com mísseis.


CHEFÕES

Kraid
É uma criatura bem feia e espinhenta. Ele atira espinhos de suas costas pelo ar e mísseis de sua barriga.

Congele seus espinhos e mísseis; agora ataque-o com os seus mísseis. Esse é o modo mais recomendado.


Ridley
Ridley é um dragão muito irado que dispara bolas de fogo. Ele é de origem do próprio Planeta Zebes. Congele as bolas de fogo e dispare mísseis.


Mother Brain
O chefão final; ela planejou conquistar a galáxia com a multiplicação dos METROIDS. É preciso disparar mísseis sem parar para derrota-la.Congele os Rinkas que ficarão voando.

Armas e Itens

Aqui você vai encontrar a localização e a utilidade de todas as armas e itens do jogo. Para ver a localização, você vai precisar conferir nos mapas dos respectivos lugares (localizado na parte inferior desse guia).

ITEM LOCALIZAÇÃO UTILIDADE
1-) Maru Mari Brinstar (1,6) Com esse item,Samus pode se tornar uma bola. Algumas vezes, ela poderá entrar em locais que só podem ser acessados quandoela está nessa forma.
2-) Long Beam Brinstar (6,17) Este item estende o alcance dos tiros disparados por Samus.
3-) Bomb Brinstar (28,17) Esse item é muito usado. Samus pode destruir certos blocos que abrirão novas passagens, ou usá-lo como arma.
4-) Ice Beam Brinstar (21,12)
Norfair(14, 13)
O Ice Beam é uma arma muito útil. Você pode congelar inimigos e andar sobre seus corpos congelados.
5-) High Jump Boots Norfair (15, 8) Essas botas fazem Samus pular mais alto do que antes.
6-) Varia Brinstar (16,21) Varia Suit é um item muito importante; Reduzem os danos sofridos em 1/2.
7-) Screw Attack Norfair (3, 9) O Screw Attack tem o poder de um míssil. Esse item é ativado quando Samus pula.
8-) Wave Beam Norfair (6, 4) Essa arma é mais poderosa que o Ice Beam, mas não é tão útil quanto.

Energy Tanks

Esses tanques darão uma energia extra a Samus. Cada tanque tem 100 unidades de energia. Samus poderá achar ao longo do jogo 6 extras Energy Tanks, e aqui está a localização deles que poderá ser vista nos mapas.

1-) Brinstar (28, 14)
2-) Brinstar (8, 6)
3-) Brinstar (28, 19)
4-) Norfair (14, 6)
5-) Kraid`s Hide (10, 10)
6-) Kraid`s Hide (8, 1)
7-) Ridley`s Hide(4, 8)
8-) Ridley`s Hide(3, 2)


MISSLE TANKS

Esses tanques adicionará mais cinco mísseis para Samus em seu total.

Você ficará com 255 mísseis no total se achar todos os tanques. Como eu sou um cara legal, irei dizer a localização de todos eles, basta depois conferir suas localizações nos respectivos mapas.

1-) Brinstar (18, 19)
2-) Brinstar (25, 19)
3-) Norfair (6, 11)
4-) Norfair (5, 10)
5-) Norfair (16, 14)
6-) Norfair (15, 14)
7-) Norfair (14, 14)
8-) Norfair (15, 15)
9-) Norfair (16, 15)
10-) Norfair (8, 10)
11-) Norfair (7, 10)
12-) Norfair (7, 3)
13-) Norfair (8, 3)
14-) Norfair (16, 5)
15-) Kraid´s Hide (9, 11)
16-) Kraid´s Hide (4, 11)
17-) Kraid´s Hide (5, 3)
18-) Kraid´s Hide (10, 6)
19-) Ridley´s Hide (6, 9)
20-) Ridley´s Hide (7, 1)
21-) Ridley´s Hide (12, 5)

Você deve ter notado que 21 multiplicado por 5 é 105. Ué, mas não eram 255 mísseis? Acontece que quando você derrota Kraid e Ridley, você ganha 75 mísseis, dando em um total de 150 mísseis!

105
+
150
255


E Finalmente...

Bom, agora sim, vamos para o detonado de METROID.
Para você acompanhar o detonado, você precisará dos mapas abaixo.
Se você não gostou deste estilo de detonado em que precisa ter sempre a visualização do mapa, me mande um e-mail que eu farei outro estilo de detonado, em que não precisa ficar sempre olhando para os mapas. Pode me mandar um e-mail também dizendo comentários e críticas sobre esse detonado.


MASTER MAP

Antes de começar o detonado, vamos ter uma rápida visualização do mapa de todo o mundo de METROID.
obs: Você ainda não poderá localizar os itens que falei acima com esse mapa, e sim com os mapas de cada lugar, localizado abaixo deste.

Legenda:
M = Missile Box
E = Energy Box
vV = Elevador
1,2,3,4,5,6,7,8 = Itens (veja nº correspondentes nos mapas abaixo)
| = Paredes
S = Aonde você começa
Passagens:
= Portas azuis * = Portas vermelhas @ = Portas amarelas
B = Chefes (Kraid ou Ridley) b = Estátua & = Mother Brain
^ = Saída ?!?!


Brinstar

É nesse lugar que você começa o jogo, e logo à sua esquerda você encontra o item Maru Mari.

Legenda:
1 = Maru Mari
2 = Long Beam
3 = Bomb
4 = Ice Beam
6 = Varia
M = Missile Box
E = Energy Box


Guia

Samus está ainda muito frágil no começo, então equipe ela com todos os itens possíveis.

1.
Maru Mari
Esse iten está logo a esquerda da onde você começa. Vá para (1, 6) E pegue Maru Mari.

2.
Missile Tank #1
A segunda coisa a fazer é ir para (18, 19) para então encontrar o missile tank. Derrote todos os inimigos que estiverem pela frente para aumentar sua energia.

3.
Long Beam
Esse item é importante porque com ele você poderá atingir inimigos a distância. Vá para (6, 17), então pegue o Long Beam.

4.
Energy Tank #1
Vá para (28, 14)para pegar o Energy Tank. É muito importante para aumentar sua energia.

5.
Bombs
Vá para esquerda, cima, e esquerda novamente para chegar em (28, 17).

6.
Ice Beam
Volte até (25, 14). O 7º bloco da esquerda está bloqueado; use as bombas para abrir passagem. Caia e depois vá para esquerda até (21, 12). Quando for voltar para (25, 14) você estará barrado. A melhor coisa a fazer é ficar usando as bombas sem parar até elas te impulsionarem para cima.

7.
High Jump Boots
Agora vamos até Norfair (a entrada é em (23, 9).) Quando estiver em Norfair(veja o mapa abaixo), vá para (15, 8) e pegue as botas.
Observe que em (18, 10) você irá encontrar um chão diferente. Use as bombas para abrir caminho.

8.
Energy Tank #2
Depois de retornar para Brinstar, vá para (8, 6). Lá existe um Energy Tank dentro do teto; atire no 2º bloco da esquerda do "paredão". Espere o Skree da direita cair sobre você; congele-o e use-o como uma escada para pegar o Energy Tank.

9.
Varia
Agora vá para (16, 21) para achar Varia. Em (21, 19) você irá encontrar uma coluna falsa nos tijolos do teto; atire nela e vá para cima. Agora você vai precisar usar as bombas até que elas te impulsionem para cima, mas não será tão difícil, já que agora você tem a High Jump Boots.

10.
Missile Tank #2
Depois de pegar a Varia, vá para esquerda até (25, 19) e pegue mais mísseis.

11.
Energy Tank #3
Depois de pegar os mísseis, vá para a esquerda (28, 19). Antes você irá encontrar um teto falso em (26, 19); apenas atire nos blocos. Já em (27, 19) você irá precisar usar uma bomba em você mesmo no final da plataforma, depois aperte para cima no meio da queda e aperte o botão de pulo para chegar até o sexto bloco e atravessar a parede.

Agora, vamos até Norfair...!


Norfair

Legenda:
5 = High Jump boots
7 = Screw Attack
8 = Wave Beam
M = Missile Box
E = Energy Box


Guia

Aqui existem muitos mísseis, também existe o poderoso Screw Attack. Vamos primeiro nos concentrar em pegar os mísseis.

1.
Missile Tank #3 (6, 11)
Missile Tank #4 (5, 10)
Missile Tank #5 (16, 14)
Missile Tank #6 (15, 14)
Missile Tank #7 (14, 14)

Apenas vá para esses locais e pegue todos os extra tanques de míssil.

2.
Missile Tank #8
No caminho para pegar esse míssil, você irá encontrar um teto falso em (18, 4). Atire nos blocos e vá para cima; então vá para (15, 15)

3.
Missile Tank #9 (16, 15)
Missile Tank #10 (8, 10)
Missile Tank #11 (7, 10)

4.
Screw Attack
O Screw Attack pode ser achado em (3, 9). Em (15, 8), atire na parede falsa. Então, em (6, 8) você vai encontrar um teto falso.

5.
Missile Tank #12
Esse tanque está localizado em (7,3). No caminho você vai encontrar um chão falso em (1, 7) e em (5, 5).

6.
Missile Tank #13 (8, 3)
Missile Tank #14 (16, 5)

7.
Energy Tank #4
Vá para (14, 6) para achar esse item. Você vai encontrar uma parede falsa em (13, 5) e um teto falso em(17, 7).

Agora você está poderoso suficiente para enfrentar Kraid!


Kraid´s Hide

Volte até Brinstar e ache o elevador que ainda não foi usado.

1.
Missile Tank #15
Vá até (9, 11) e pegue esse tanque.

2.
Missile Tank #16
No seu caminho para (4, 11), terá uma parede falsa em (5, 11).

3.
Energy Tank #5
Este pode ser achado em (10, 10). Veja a parede falsa em (9, 10).

4.
Missile Tank #17 (5, 3)
Missile Tank #18 (10, 6)

5.
Kraid
Vá até (8, 1)(onde está a letra B) e lute com Kraid. Tenha bastante energia e mísseis para não se complicar.

6.
Energy Tank #6
Depois de derrotar, atire no 3º bloco do meio da tela. Esse bloco está no lado esquerdo da tela. Fique na estreita da plataforma e se vire em uma bola. Role para dentro da abertura.

Agora chegou a hora de lutar com Ridley.


Ridley´s Hide

Vá para Norfair e ache o elevador que ainda não foi usado.

1.
Missile #19
No caminho para (6, 9) você irá encontrar um teto falso em (11, 8).

2.
Missile #20 (7, 1)

3.
Energy Tank #7
Você irá encontrar esse tanque em (4, 8); mas será bem difícil até chegar lá.
Primeiro, em (5, 8) você vai precisar congelar um Dessgeega quando ele estiver no topo da parede. Pule em cima dele e use uma bomba para te suspender e conseguir entrar dentro da abertura em forma de bola.
Depois, em (4, 8) você terá que localizar o bloco certo antes do tanque; se você cair irá parar em (4, 5).

4.
Missile Tank #21 (12, 5)

5.
Ridley
Ridley é fácil de achar; apenas vá para baixo para (4, 2).

6.
Depois de derrotar Ridley, vá para esquerda e pegue o Energy Tank #8.

Finalmente está na hora de ir destruir Mother Brain!


Tourian

Para chegar aqui, vá até Brinstar e ache um local onde tem uma estátua de Kraid e uma de Ridley. Elas irão se destruir e irá abrir uma passagem.

Sua missão em Tourain é bem simples. Detenha todos os Metroids que virão; desse jeito você irá perder bastante energia, mas é quase impossível desviar.
De qualquer jeito, depois disso você irá encontrar Zeebetites. Detenha-os com mísseis ou então eles vão voltar a vida novamente.
Agora está na hora da batalha final. Congele os Rinkas que voarão sobre você. Rapidamente atire mísseis em Mother Brain's para destruí-la.
Depois de destruir Mother Brain você terá que escapar do planeta antes que ele exploda. Você terá 759 segundos!

Parabéns! Você acaba de terminar um jogaço! Agora, só curta o final!


Detonado feito por Antonio Luiz Bonna.
Não copie sem autorização.
Qualquer dúvida, envie um e-mail ou poste mensagens no
Fórum da The NES Archive.
luizlgomes@ig.com.br
antoniobonna@ig.com.br


A THE NES ARCHIVE AGRADECE A ANTONIO LUIZ BONNA.